segunda-feira, 29 de setembro de 2008

OS JORNAIS DO DIA SEGUINTE

O GLOBO

A hora e a vez de Vandinho no Fla
Atacante brilha contra o Sport e ganha a camisa titular de Caio Júnior
Marcos Penido
O Flamengo entrará de cara nova contra o Náutico, sábado, nos Aflitos, em Recife. Com um passe e um gol que mudaram o destino do time na vitória sobre o Sport por 2 a 1, sábado, no Maracanã, Vandinho ganhou a posição de titular, e um elogio do técnico Caio Júnior.
- Ele entrou sob pressão na partida contra o Sport e correspondeu plenamente. Assim é que se aproveita uma oportunidade - disse o treinador rubro-negro.
O paranaense Vanderson da Silva Souza, o Vandinho, de 22 anos, não é propriamente um desconhecido de Caio Júnior. O técnico dirigiu o jogador em 2005 no Paraná e recomendou a sua contratação.
Caio: "Todo técnico é um burro em potencial"
Assim que chegou, Vandinho marcou um gol logo na estréia, contra o Cruzeiro. O time perdeu por 2 a 1, mas o jogador deu esperanças ao torcedor rubro-negro. Caio Júnior foi dando oportunidades aos poucos ao atacante. Vandinho fez a sua parte, mas acabou sofrendo uma contusão. Agora, sente-se recuperado.
- O grupo é forte, me sinto bem, e acho que temos chances de disputar o título brasileiro, mas precisamos manter a mesma dedicação em campo.
Chamado de burro por ter substituído Ibson por Vandinho, Caio Júnior levou a crítica na esportiva.
- Todo técnico é um burro em potencial ou será um dia. Precisava mexer e deu certo. O importante é o espírito de luta e a persistência que o time mostrou. Quanto ao Ibson, que saiu meio emburrado, eu vou conversar com ele.
O argentino Sambueza é outro que pode ganhar uma oportunidade no meio de campo nos próximos jogos.
- Vou estudar com calma. O gramado dos Aflitos não é bom, mas ele tem mostrado que nos pode ser muito útil - concluiu Caio Júnior.
Fernando Calazans

A vitória do Flamengo - "a la Flamengo" mesmo, diga-se logo - apagou muito do que se viu em campo, a ponto de ninguém ou pouca gente ter observado que o Sport veio ao Maracanã para dar pontapé e fazer falta, marca antiga dos times de Nelson Baptista, técnico respeitado pela chamada crítica especializada, por incrível que pareça.
Em 17 minutos de jogo, o Sport já havia cometido 10 faltas (mais de uma por minuto); no fim do primeiro tempo, tinha cometido 17; e, no fim do jogo, 35. Isso aí: 35. O Flamengo fez 15.
Na entrevista coletiva, depois do jogo, um repórter mais esclarecido perguntou a Caio Júnior sobre o que chamou, com absoluta precisão, de rodízio de faltas do Sport, e o técnico respondeu com um dos (muitos) disparates que proferiu naquela oportunidade e que pode ser analisado amanhã. Outro desses disparates - muito bem corrigido por Paulo César Vasconcellos, logo em seguida, na TV - foi de fazer parecer (aos trouxas, naturalmente) que o Flamengo tinha realizado uma grande exibição. Só ele viu isso.
Foi uma típica vitória rubro-negra, com a persistência rubro-negra, a bravura rubro-negra e, sobretudo, com a dramaticidade rubro-negra. Um grande resultado, sim, mas que começou a ser grande justamente por causa da incrível dificuldade do time para furar o bloqueio das faltas do Sport. Quem tem senso crítico e ouviu Caio Júnior dizer que o Flamengo criara muitas oportunidades, sabe que isso não é verdade.
O tempo passa, passa, passa; passam os anos; passam os campeonatos; os técnicos passam - e o Flamengo só tem jogadas pelas pontas, com Leonardo Moura e Juan. Perguntem quem fez o primeiro gol do Flamengo, que abriu caminho para a virada. Foi Juan, chegando na porta do gol e recebendo um passe primoroso de Vandinho, autor do gol da vitória em seguida. Além de Vandinho, ali pelo meio, jogou bola o Marcelinho Paraíba - e mais ninguém. O Flamengo não tem jogadas pelo meio.
Juan e Leonardo Moura que tratem de criar as jogadas, os gols e as vitórias do Flamengo, dramáticas como essa de sábado.

JORNAL DOS SPORTS
Um gol pra lá de salvador
Caio Júnior foi chamado de burro, mas Vandinho entrou e garantiu os três pontos do Flamengo
Eduardo Lacombe e Rafael Ruivo
Rio de Janeiro - A torcida do Flamengo vaiava o técnico Caio Junior, que foi chamado de burro ao promover a substituição de Ibson por Vandinho. O time estava perdendo de 1 a 0 e ele saiu de campo como no jogo anterior: Poucas palavras e com cara de poucos amigos, indo direto para o vestiário.
"Nós temos de parar com aquele costume que o jogador titular é absoluto. Se for preciso, eu vou fazer as substituições necessárias. Quando eu fui para Portugal, vi que isso não existe, até porque somos profissionais e a equipe é grande. Nós trabalhamos em conjunto, e não no individual. Se tiver de substituir, tirar alguém para melhorar o rendimento da equipe, eu tiro", diz Caio Júnior, após o jogo, visivelmente irritado.
Mas ele, em seguida, passou a viver o bom momento provocado por Vandinho, que o fez ir de burro a gênio, com o gol que valeu os três pontos valiosos para a equipe.
E já no vestiário, o treinador não se mostrava preocupado com a torcida.
"Todo treinador vai ser chamado de burro um dia, ou pelo menos vai ser vaiado. Eu tirei um volante (Ibson) e coloquei o Vandinho, que é um atacante, em uma hora dramática do jogo. Mas fiz a escolha certa e o Vandinho foi decisivo na partida. Eu não me importo com o que a torcida fala, até porque eu tenho de ser profissional nessas horas" afirma.
O herói da nação rubro-negra Vandinho passou o domingo em seu apartamento, na Barra da Tijuca, e lembrou dos momentos do jogo, que será eterno em sua memória.
"Na hora em que me chamaram, pensei: vou entrar, vou entrar. Imagina se eu faço outro gol aqui no Maracanã. Sei que a média de um gol por jogo é difícil de manter. Tive uma chance de marcar e consegui, e ainda dei o passe para o gol do Juan. Sabiamosque seria muito difícil continuar na briga pelo título com uma derrota em casa. Ainda bem que deu tudo certo", desabafa o herói rubro-negro.

O DIA
Mengão é Vandinho e mais 10
Rio - Caio Júnior antecipou que Vandinho será titular contra o Náutico, sábado, em Recife. A dúvida agora é se o técnico manterá Josiel no time — com Marcelinho Paraíba no meio-campo e Everton sendo barrado — ou se Paraíba formará dupla de ataque com o herói da vitória de 2 a 1, de virada, sobre o Sport, que manteve vivo o sonho da conquista do título. O Rubro-Negro é 4º colocado, com 46 pontos, e está a apenas quatro do líder Palmeiras.
Vandinho, que deu o passe para Juan marcar e depois fez o seu gol, arrancou lágrimas de amigos, disse nunca ter visto alguém parecido com seu ídolo Romário e mostrou que sabe como permanecer no time. “Atacante vive de gols. Vou ter uma chance, espero ir bem. Vou tentar superar o Marcinho, que tem sete gols”, prometeu o atacante, que balançou a rede duas vezes.

Depois da vitória que manteve o time na luta pelo título, Vandinho foi celebrado como herói. “Tive muito apoio da minha mãe e do meu irmão, que também é jogador e está no Paraná. Depois do jogo, meu empresário (Luiz Alberto) me ligou chorando. Nunca o tinha visto assim. E a nossa torcida é coisa de louco, quando se entra em campo ela faz com que você tente acertar tudo”, disse o atacante.
E Vandinho ainda amenizou a situação de Caio Júnior. Chamado de ‘burro’ ao tirar Íbson para colocar o atacante, o treinador viu sua opção dar certo.
“Todo treinador é burro em potencial para os torcedores. Tirei um volante e coloquei um atacante em um momento crucial. A alteração funcionou”, disse o treinador, que, normalmente contido, foi comemorar se jogando no montinho de jogadores juntos com Vandinho.
Sobre Josiel, que tem tido atuações apagadas, Caio aponta um dos problemas. “Nos Emirados Arábes, onde ele estava, os treinos não são tão intensos e tem menos jogos”, afirmou o técnico.
Íbson será enquadrado
Assim como acontecera contra o São Paulo, Íbson novamente saiu irritado ao ser substituído. Caio Júnior disse que não adianta reclamar e prometeu cobrar satisfação do jogador.

GAZETA ESPORTIVA
Técnico comemora vitória com a cara do Flamengo
Rio de Janeiro (RJ) - Foi sofrido, no sufoco, mas o Flamengo, empurrado por mais de 40 mil torcedores, conseguiu bater o Sport de virada por 2 a 1 no Maracanã, com gol aos 44 minutos do segundo tempo, e se manteve na briga pelo título nacional. Aliviado, o técnico Caio Júnior disse que a vitória teve a cara do clube rubro-negro.
“É um tipo de jogo que mexe com o torcedor. Foi um resultado muito importante para nossa seqüência, ainda mais da forma dramática como aconteceu, principalmente por causa do torcedor, que viu uma vitória com a cara do Flamengo”, afirmou o treinador. “Quem não veio hoje (sábado) com certeza vai querer vir no próximo jogo”, completou.
Para Caio Júnior, o Fla fez uma bela atuação ante os pernambucanos, mesmo no primeiro tempo, quando desceu para os vestiários vaiado pelos torcedores. “O Sport teve só duas ou três chances, enquanto nós tivemos várias, com posse de bola e penetração. Eles tiraram uma bola em cima da linha no primeiro e no segundo tempo”, lembrou.
Apesar de ter criado mais, o time rubro-negro saiu atrás no marcador no início da etapa final e quase acabou com a paciência dos torcedores, que chegaram a chamar Caio de burro. “Mexe com o time e principalmente com a torcida levar um gol logo no começo do segundo tempo, mas tivemos vibração, raça, inteligência e atitude para buscar a virada”, comemorou o técnico.
Caio se mostrou incomodado com a exigência para que o time mostre um futebol capaz de encher os olhos da massa rubro-negra. “Sempre existe esta cobrança no Flamengo por um futebol maravilhoso, mas nem a seleção brasileira e nem qualquer equipe deste Campeonato Brasileiro tem encantado”, argumentou.
Ibson reclama e gera nova polêmica no Flamengo
Rio de Janeiro (RJ) - Assim como na derrota para o São Paulo, Ibson reclamou ao ser substituído pelo técnico Caio Júnior na partida deste sábado, contra o Sport. O meia deu lugar ao atacante Vandinho, que acabaria sendo o nome do jogo, dando uma assistência e marcando um gol na vitória de virada do Flamengo por 2 a 1 sobre os pernambucanos.
Ibson saiu de campo com cara de poucos amigos e seguiu direto para os vestiários. Josiel, substituído um pouco antes, por exemplo, seguiu no banco de reservas até o fim do jogo e comemorou o triunfo heróico com os demais colegas. Caio Júnior evitou polemizar sobre o assunto, mas prometeu analisar a possível insatisfação do meia.
“Só no Brasil ainda se tem essa cultura de titular e reserva. Fiquei oito anos em Portugal e lá as coisas eram diferentes. O profissional tem que aceitar as decisões. Eu não vi nada, mas vou cobrá-lo se isso tiver acontecido. Já tivemos uma situação desta contra o São Paulo”, recordou o comandante rubro-negro, antes de decretar.
“O que tem que se dizer é que às vezes o jogador fala alguma coisa e se arrepende cinco minutos depois. No jogo com o São Paulo, por exemplo, o Ibson falou comigo logo em seguida. Mas o que tem que ficar bem claro é que eu sou o treinador e sempre vou tirar quem tiver que sair”, avisou Caio.
Na visão do treinador, aliás, a entrada decisiva de Vandinho provou mais uma vez a força do renovado elenco do Flamengo. “O São Paulo foi bicampeão brasileiro justamente por causa disso, saía um jogador e entrava outro do mesmo nível. Com certeza estas opções vão fazer diferença daqui para frente”, previu.
Além de Caio Júnior, os jogadores do Flamengo também evitaram se estender quando questionados sobre a atitude de Ibson. “Ele tem vontade de jogar, assim como todos que estão aqui. É querido por todos dentro do clube e também luta muito pelo Flamengo. Ele queria ajudar o time. Não levamos isso pelo mau caminho”, defendeu o capitão Fábio Luciano.

PELÉNET
Herói, Vandinho celebra os louros da vitória do Flamengo
Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
Vandinho viveu o seu dia de herói após o gol salvador que deu a vitória ao Flamengo, de virada, por 2 a 1, sobre o Sport, sábado, no Maracanã, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Novo titular do ataque rubro-negro, como declarou o próprio técnico Caio Júnior, o atacante agora celebra os louros da gloria.
"Depois da partida, fui jantar e muitos torcedores me parabenizaram. Quando se joga no Flamengo, se fica muito em evidência. Ainda mais tendo acabado de fazer um gol importante. As pessoas pedem para tirar foto e pegam autógrafo. Isso é muito gratificante", disse.
Rapaz de vida pacata e fá de videogame, Vandinho comentou um pouco sobre a sua adaptação no Rio de Janeiro. O atacante evidenciou a importância de uma série de jogadores do grupo rubro-negro.
"O Dininho e o Kleberson me ajudaram muito. Cheguei junto com o Eltinho (lateral-esquerdo) e temos uma boa amizade.Depois chegaram o Éverton e o Josiel, que eu já conhecia do Paraná, aí que eu fiquei em casa mesmo", encerrou.

GLOBOESPORTE
Tatuagem de Vandinho tem homenagem à família e até salmo
Atacante fez o gol da vitória por 2 a 1 sobre o Sport aos 44 do segundo tempo, no domingo, e se tornou o herói da torcida rubro-negra
Fred Huber Rio de Janeiro
Em sua tatuagem, Vandinho homenageia sua avó, Maria, com a letra 'M', sua mãe Sônia, com a letra 'S'. O formato de 'V' é homenagem ao próprio nome. A tatuagem tem ainda um salmo: 'Senhor Deus meu, confio, salva-me de tudo que me persegue e livra-me'. Seria uma oração para se ver livre dos zagueiros?
Vandinho curte a fama de herói após fazer gol salvador para o Fla
Novo titular do ataque comenta sobre a pressão de defender o clube e conta sobre sua adaptação ao Rio de Janeiro e ao Rubro-Negro
Fred Huber Rio de Janeiro
Vandinho na varanda do seu apartamento no Rio
As coisas não estavam nada boas para o Flamengo dentro de campo. O placar era favorável ao Sport, e a torcida, que foi em grande número ao Maracanã, já vaiava o time vendo o sonho de continuar na briga pelo título ficar ainda mais longe. A entrada de Vandinho na equipe, no decorrer do segundo tempo, foi decisiva para a virada rubro-negra. O atacante deu o passe para Juan marcar, aos 37, e fez o gol da vitória aos 44 minutos. Delírio geral na arquibancada em dia de muita chuva no Rio de Janeiro.
A felicidade de Vandinho ficou ainda mais completa depois que o técnico Caio Júnior anunciou que o jogador é o novo titular do ataque do Flamengo. Neste domingo, ele curte o dia de herói da nação rubro-negra. O atacante recebeu a imprensa em seu apartamento, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e lembrou de alguns momentos deste que será um jogo difícil de ser esquecido por ele. Vandinho, fã do baixinho Romário, falou também sobre sua vida fora do campo, sua adaptação ao Rio e seu caminho até chegar ao Rubro-Negro.
Na hora que me chamaram, pensei: "Vou entrar, vou entrar. Imagina se eu faço outro gol aqui no Maracanã". Sei que esta média de um gol por jogo é difícil de manter. No domingo, tive uma chance de marcar e consegui, e ainda dei o passe para o gol do Juan. Sabemos que seria muito difícil continuar na briga pelo título com uma derrota em casa. Ainda bem que deu tudo certo no fim.
Pressão de ser titular da equipe
Atacante vive de gols, quem estiver melhor vai jogar. Já tinha entrado durante a partida em outros jogos e agora sei que vou ter uma chance de começar. Espero ir bem. Vou tentar superar a marca do Marcinho, que tem sete gols, mas sei que não é fácil.
Reconhecimento após o gol
Fui jantar depois do jogo e encontrei muitos torcedores. Você jogando no Flamengo, onde vai é conhecido, ainda mais tendo acabado de fazer um gol importante. As pessoas pedem para tirar foto, pegam autógrafo. Depois do jogo o meu empresário (Luiz Alberto) também me ligou, estava chorando. Nunca o tinha visto assim, e nos conhecemos desde que eu tinha 15 anos.
Adaptação ao Rio e ao Flamengo
Me sinto totalmente adaptado ao Rio e ao Flamengo. O grupo é muito bom e unido. Cheguei junto com o Eltinho e temos uma boa amizade. O Kleberson me ajudou muito também, assim como o Dininho. Depois chegaram o Éverton e o Josiel, que eu já conhecia do Paraná, aí que eu fiquei em casa mesmo.
Sensação de dever cumprido após a vitória
Apoio da família
Sempre tive muito apoio da minha mãe e do meu irmão. Ele também é jogador, é dois anos mais novo do que eu e está no Paraná. Torço para um dia jogar junto com ele.
Vida fora dos gramados
Sou muito tranqüilo, gosto de jogar videogame, ir ao shopping, assistir televisão.
Ídolo no futebol
Romário. Até por ser baixo e ser atacante de área. Nunca vi ninguém parecido.
Convivência com Ronaldo na Gávea
Não conversei com ele ainda, só cumprimento mesmo. Ele costuma chegar depois que termina o nosso treino. Mas parece ser bem tranqüilo.
Caminho no futebol até chegar ao Fla
Comecei no futebol de salão. Aos 13 anos fui para São Paulo, foi experiência importante, mas também muito difícil. Depois fui para o Paraná e acabei depois emprestado para o Vitória e para o São Paulo. Fiz muitos gols na base do São Paulo em 2005, 30 em 33 jogos, mas não tive oportunidade porque o ataque era muito bom, Amoroso e Luizão. Tive uma proposta do Guaratinguetá e lá tive uma boa experiência, conquistei título. Depois fui para o Avaí e me tornei artilheiro.

LANCE
Vandinho se surpreende com a Nação
Atacante entrou no segundo tempo e marcou o gol da vitória do Flamengo sobre o Sport
Vandinho marcou o segundo gol do Flamengo sobre o Sport LANCEPRESS!
O grande herói da virada do Flamengo sobre o Sport por 2 a 1, neste sábado, no Maracanã, fez questão de dividir o bom momento que a equipe passa com a torcedor rubro-negro. O atacante Vandinho entrou no segundo tempo e marcou o gol que deu os três pontos ao clube da Gávea. O jogador, que veio do Avaí, Florianópolis, disse ter ficado surpreso com o comportamento dos torcedores.
- A torcida supreendeu. Não tem tempo ruim, ela sabe que precisamos muito da ajuda e dependemos dela - disse o artilheiro.
Após a vitória, o atacante até se arriscou em projetar o público da próxima partida do Flamengo no Maracanã, contra o Atlético Mineiro, no dia 11 de outubro.
- Se vencermos o Náutico no estádio dos Aflitos, o Maracanã terá 70 mil pessoas contra o Atlético-MG - afirmou o jogador.
Vandinho, que marcou o seu segundo gol pelo time da Gávea, falou sobre a sensação de vestir a camisa rubro-negra.
- É uma coisa de louco, quando se entra em campo, a sensação é que você esquece de tudo, olha aquela torcida e tenta acertar o máximo possível - comentou o atacante.
Vandinho volta a mencionar sua família
Atacante fala sobre seu irmão que também é jogador de futebol
Vandinho posa para as fotos na varanda de sua casa, na Barra

LANCEPRESS!
Após a emocionante vitória do Flamengo sobre o Sport neste sábado, no Maracanã, o autor do gol que sacramentou o 2 a 1 no placar dedicou o gol a sua família. Neste domingo, Vandinho voltou a falar de seus familiares e destacou seu irmão, Bruno Henrique, zagueiro do Paraná Clube.
- Torço muito pelo meu irmão. Quem sabe, no futuro, não podemos nos enfrentar? Tomara que ele me dê mais trabalho, mas não vou jogar muito pelo lado dele - disse, brincando.
Ainda eufórico com a virada contra o Sport, Vandinho comentou sobre seu gol, aos 44 minutos do segundo tempo, quando a partida parecia caminhar para o empate.
- Meu gol foi muito importante, se perdessemos seria difícil buscar o título. Me sinto adaptado ao Flamengo, o grupo é bom e está unido em um foco: o título - afirmou o atacante que deve começar jogando na partida do próximo sábado, contra o Náutico, nos Aflitos.
Caio Júnior diz que todo treinador é um burro em potencial
Técnico rubro-negro mostra preocupação com o próximo jogo da equipe
Caio Júnior está preocupado com o próximo jogo do Flamengo (Crédito: Ricardo Cassiano)

LANCEPRESS!
O treinador Caio Júnior comentou, após a vitória de 2 a 1 do Flamengo sobre o Sport, o coro de "burro" que veio das arquibancadas quando substituiu Ibson por Vandinho. Para ele, todo técnico "merece" ouvir esse grito.

radio l! Caio Jr: 'Todo treinador é burro'
O comandante do time da Gávea ainda demonstrou preocupação com o próximo compromisso da equipe, contra o Náutico, no Aflitos.
- Será um jogo muito complicado, o campo do Náutico e o do Sport são os piores do Brasil - afirmou Caio.
Caio Jr. fala da importância de um bom elenco
Treinador lembra que o São Paulo foi bicampeão brasileiro graças ao elenco

LANCEPRESS!
Na partida de sábado, no Maracanã, Vandinho saiu do banco de reservas e foi o herói da virada contra o Sport. Deu o passe para Juan marcar o gol de empate, e aos 44, fez o gol da virada. Caio Júnior fez questão de comentar sobre a importância de ter um bom elenco, como foi na partida contra o Sport.
- Lembro que o São Paulo foi bicampeão brasileiro por isso. Entrava um e saia outro do mesmo nível. É uma coisa que demora a acontecer quando chegam vários jogadores ao memso tempo - disse.
O treinador comentou também sobre a próxima partida do Flamengo pelo Brasileirão. O Rubro-Negro enfrenta o Náutico, nos Aflitos. Segundo Caio Júnior, o gramado dos Aflitos é um dos piores do Brasil.
- O campo do Náutico e do Sport são os piores do Brasil - afirmou o treinador.
Kléberson exalta vitória na raça
Jogador reconhece que tecnicamente o time não esteve bem, mas a raça e a disposição do grupo compensaram

LANCEPRESS!
A vitória por 2 a 1 contra o Sport, assim como na partida contra o Ipatinga, não foi da forma que a torcida que compareceu ao Maracanã esperava mas, para o meia Kléberson, o importante foram os três pontos conquistados na raça.
- Tecnicamente o time do Flamengo não foi bem, mas na raça, na disposição, conseguimos a vitória que foi muito importante - disse.
O capitão Fábio Luciano também exaltou a luta do Flamengo na heróica vitória.
- A equipe lutou bastante. Está de parabéns - afirmou o zagueiro.
Fábio Luciano sai em defesa de Ibson
Capitão afirma que o volante luta muito pelo Flamengo, e atitude deve ser compreendida

LANCEPRESS!
Assim como na partida contra o São Paulo, Ibson demonstrou insatisfação ao ser substituído. Sobre a recorrente atitude do volante, Fábio Luciano afirma que Ibson é um atleta que luta pelo Flamengo, e tem seu apoio.
- Ele não faz isso por mal. A gente entende a reação dele, é um jogador querido por todo o grupo e muito importante para o Flamengo, temos que entender a reação de quem luta muito pelo Flamengo. Ele tem o nosso apoio - disse o zagueiro.

Nenhum comentário: