quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Vamos guardar essa e conferirmos no final do campeonato

Segundo matemático, Grêmio tem 55% de chances de ser campeão

Possibilidades de ir para a Libertadores são de 92%, conforme aponta a análise de Tristão Garcia

(Fonte: Zerohora.com Porto Alegre)


As últimas duas rodadas do Brasileirão não foram boas para os gremistas. Mas os números do campeonato, graças à campanha no primeiro turno e aos resultados de seus adversários, ainda são favoráveis ao time de Celso Roth. Afinal, faltando 16 etapas para o fim, as chances de a taça ser do Grêmio são de 55%.

Quem garante é o matemático Tristão Garcia, que compara o campeonato nacional a uma maratona.

– O Grêmio tem de olhar para o seu ritmo na prova. Ele está na frente. De vez em quando, é bom dar uma olhadinha para trás. Torcedor: quer saber se seu time está na briga para ser campeão? Pegue a rodada em questão, multiplique por dois. Compare o resultado com o número de pontos de seu time. Igual ou superior, comemore – explica o professor.

Garcia define o cálculo de uma forma resumida, mas objetiva: são 77 os pontos necessários para ser campeão. O Grêmio teria de somar quatro pontos a cada seis disputados – uma vitória e um empate. Número que corresponderia a 67,5% de aproveitamento no final do campeonato. Ou seja, inferior aos 68,2% que o time da possui atualmente, com 45 pontos.

Levando em conta que o Grêmio tem oito partidas em casa, bastaria vencer os jogos em seus domínios e manter a boa regularidade como visitante — tem cinco vitórias e três empates em 11 jogos. Segundo Garcia, outra vantagem dos azuis está na constante mudança nos chamados "perseguidores" — os outros candidatos ao título.

– O campeão tem de ter competência e sorte. Ganhar pontos e torcer para que os perseguidores mudem de figura, não se mantendo sempre o mesmo adversário, pois daí a oscilação da média de pontos aumenta – explica.





TABELINHA (primeiro número é chance de título, segundo é chance de Libertadores)



1) Grêmio 55% / 92%
2) Palmeiras 13% / 66%
3) Cruzeiro 12% / 61%
4) Botafogo 8% / 51%
5) São Paulo 3% / 36%
6) Vitória 3% / 27%
7) Flamengo 3% / 32%
8) Coritiba 3% / 32%
9) Inter — 2%
10) Figueirense — 1%

Nenhum comentário: